Essa é uma pergunta que já me fiz muitas vezes: Qual é o melhor jeito de remover a maquiagem? Na minha adolescência e início da fase adulta, demaquilar era um verbo que não existia no vocabulário. Naquela época, usava bem menos maquiagem. Apenas em festas e eventos – mas quando chegava em casa, quem removia o que não tinha sido derretido pelo suor era o lençol. E o restante, metade o sabonete – o mesmo que lavava as mãos – e a outra metade, no banho mesmo. Fala sério, atire a primeira pedra, quem nunca dormiu de maquiagem!? Eu dormi por anos!
Depois, meu primeiro demaquilante oficial, que era usado apenas quando a preguiça não vencia o sono, foi o Johnson’s Baby Shampoo, e o meu favorito era o “Hora do Sono”. Com o passar dos anos, felizmente outros demaquilantes foram surgindo no mercado, o que democratizou um pouco o acesso a essa categoria de produtos e o que temos atualmente é um verdadeiro arsenal de opções. Ou seja, dá pra escolher dentre vários tipos, então provavelmente você encontrará algum que vai se encaixar ou na sua preferência ou no seu bolso. Vamos conhecer os principais.
Por muito tempo, foi a minha forma favorita de remover a maquiagem. Quer algo mais prático do que lenço demaquilante? Você só vai passando e vai removendo. Dá pra tirar a maquiagem enquanto assiste televisão! Já usei de várias marcas diferentes, inclusive uma das primeiras resenhas do Rainhas da Pechincha, é justamente a de lenço demaquilante. A vantagem na minha opinião, é justamente essa que mencionei, a praticidade. A desvantagem é o atrito na pele, principalmente na área dos olhos que é a área mais sensível do nosso corpo. Além disso, cada lencinho que você usa, é um lixo a mais. Caso você não abra mão desse tipo de demaquilante, opte por aqueles que tem a abertura de plástico, como esse da The Saem. Eles ajudam a manter a umidade do lenço por mais tempo.
Vocês lembram quando lançou a Água Micelar? Socorro, foi um hype total! Atualmente qualquer marca de beleza, com uma linha de skincare, tem a tal água micelar. O sucesso foi tanto, que o mercado se aproveitou do nome micelar e passou a colocar em tudo, desde shampoo à sabão para lavar roupas. Mas afinal, o que essa bendita tem de tão especial? Na verdade, não é nada tão revolucionário. É um produto que tem uma combinação de alguns ativos que agem como um detergente na pele, removendo a sujeira e as impurezas. Algumas marcas falam que ela pode inclusive ser usada como tônico. Se o enxágue é ou não necessário, as opiniões se dividem um pouco, mas eu particularmente acredito que o ideal é que seja enxaguado sim. Afinal, se ela é como um detergente… faz sentido enxaguar né? Aqui no blog, temos um post SUPER completo sobre ela.
Um das categorias mais acessíveis e fáceis de encontrar, da farmácia ao supermercado. Como falei anteriormente, cheguei a usar o Johnson’s Baby pra me demaquilar, e acho inclusive que aquela versão laranjinha é bem boa e eficiente e melhor do que a “Hora do Sono” que eu usava. Porém, aqui no Rainhas da Pechincha, temos um favorito. Pra nós, nada supera o Baby Dove da cabeça aos pés. Esse sim, é perfeito pra não somente remover a maquiagem mas lavar o rosto. É gentil, não arde os olhos, não agride a pele… é um produto excelente!
Por muito tempo, não só usei como levantei a bandeira da máscara de cílios a prova d’água. E eu usava diariamente sem medo de ser feliz, mas pra isso o demaquilante bifásico estava constantemente na minha penteadeira. O truque era colocar ele em um disco de algodão e deixar no olho por um tempo, pra só depois esfregar de leve e remover. Sempre funcionou e eu achava prático. Atualmente, prefiro coisas ainda mais práticas mas ainda considero o demaquilante bifásico uma das melhores opções para remover a maquiagem. Por ser bifásico, tem essa característica mais oleosa e consequentemente limpa com mais eficiência a pele. Ponto negativo é o uso de algodão, ainda que existam alternativas mais sustentáveis como os ecopads, discos de crochê…
Pra nós, esse é o melhor jeito de remover a maquiagem: com cleansing oil. Não precisa de algodão, é totalmente eficiente, não deixa a pele oleosa e limpa profundamente toda a sujeita a base de óleo. E a limpeza fica completa, se você fizer o double cleansing, a dupla limpeza. Nada mais é, do que lavar o rosto com um gel de limpeza depois de usar o cleansing oil, assim o rosto fica limpo de toda a sujeira a base de água também. É o nível máximo da praticidade. Ainda não são tantas marcas que disponibilizam esse tipo de produto no mercado, mas as opções estão aumentando cada vez mais. Ainda nessa categoria temos o cleansing balm, que é o mesmo princípio mas na versão sólida e perfeito pra levar em viagens. A Bioré ainda tem a versão cleansing sérum e cleansing gel.
Dá pra concluir que estamos muito bem assessorados de demaquilantes, e tem pra todos os gostos e bolsos. O importante aqui, não é como você vai remover a sua maquiagem, desde que você remova, e durma com a pele bem limpinha.
Qual é o seu jeito favorito?
Deixe um comentário