3 de fevereiro de 2023

melhores livros de 2022

Ainda dá tempo de fazer lista de melhores do ano? Dá né? Principalmente se for lista de melhores livros de 2022. Não sei vocês mas eu sou louca por dicas de bons livros para ler, tô sempre procurando uma nova leitura.

E essa lista é só com o crème de la crème entre as minhas leituras de 2022, só aqueles que receberam 5 estrelas lá no Skoob (salvo tudo o que eu leio por lá). Um só recebeu 4.5 mas é tão bom, que também tive que incluir.

Todos os livros li pelo Kindle. E inclusive fica a dica, ler pelo Kindle é vida, depois que pega gosto pela coisa, comecei a ler MUITO mais.

A Filha Perdida – Elena Ferrante

Eu sou muito fã dessa escritora, os livros da série napolitana que iniciam com A Amiga Genial, estão no rol de meus favoritos da vida. E tirando a série, eu nunca tinha lido nenhum outro dela. Dei chance para esse porque vi muita gente falando sobre e amei. Me tocou muito! O livro rendeu um filme, que está na Netflix e eu ainda não vi, mas também é muito elogiado. Conta a história de uma mulher de meia idade que depois de anos se sentindo presa a maternidade, passa a se sentir livre depois que as filhas vão morar com o pai em outro país. Resolve tirar férias na praia e lá fica fascinada com uma família, especialmente por uma jovem mãe e por sua filha pequena. Leda, a personagem principal, passa a comparar suas próprias vivências com a maternidade e revisita suas lembranças enquanto se vê envolvida na trama familiar alheia. Bom demais!

O Ano do Pensamento Mágico – Joan Didion

Esse livro é muito triste e difícil, mas muito necessário. Poucos são os livros que falam de morte e luto como esse. E o mais dolorido é que é uma história real. Joan era uma escritora americana muito famosa, foi casada durante mais de 40 anos com John. Eles são pais de Quintana que depois de um mal estar, vai parar no hospital e fica internada por dias. Na volta de uma das visitas ao hospital para visitar a filha, ao chegar em casa John passa mal e falece no meio da sala. Joan tem que lidar com a perda de seu grande amor, enquanto cuida da filha no hospital, ao longo do livro ela vai recordando o que viveu com o marido e com a filha e vai organizando seus sentimentos em meio ao luto e a dor. É um livro muito bonito, recomendo.

A Pediatra – Andréa Del Fuego

O que falar desse livro… é uma doidera! Cecília é uma pediatra, que dá título ao livro, que não gosta de crianças. Isso mesmo que você leu. Ela se aproveita do fato que o pai também é pediatra, e que assim teria certas facilidades ao entrar no mercado, e se especializa para atender crianças. Ela é uma mulher sem muitos escrúpulos, tanto que inicia um caso com o pai de uma das crianças que ela acompanhou o parto. Dá pra sentir muita raiva da Cecília, mas em um pulo você tá torcendo por ela, garanto. É um livro com humor sarcástico, impossível de largar. Quando eu terminei foi inevitável não dar 5 estrelas.

Fique Comigo – Ayòbámi Adébáyò

Chegamos na parte de: um livro para chorar. E como eu chorei nesse livro… Que história pesada, densa mas muito bonita. Foi a primeira vez que li um livro de uma escritora nigeriana e foi uma experiência fantástica. É ótimo ler sobre outras vivências e outras realidades. Conta a história de um casal que vive na Nigéria, lá os homens podem ter várias esposas, mas esse casal tem como “combinado” não incluir outras pessoas no relacionamento. Só que a mulher não engravida, e a família do marido começa a pressionar para ganhar um neto. A melhor solução é que Akin (o marido) case com outra mulher. Yejide (a esposa) fica possuída e engravidar passa a ser uma questão de honra, ela acaba conseguindo, mas o preço que paga por isso é muito alto, e muito surpreendente. O livro é muito bem escrito e a gente vai descobrindo a história junto com os personagens. De tirar o fôlego.

A Visita Cruel do Tempo – Jennifer Egan

Vi muitas pessoas falando que esse livro era uma obra prima, que era um dos melhores livros e eu como boa curiosa, tive que ler. Não é uma história linear, cada capítulo é uma pessoa narrando, conta uma versão da história, ou uma época da história. E achei isso genial, justamente porque a ideia é dar a sensação da passagem do tempo. O personagem central da história é o Bennie que é um produtor muito famoso da indústria fonográfica, todos os personagens tem alguma ligação com ele e no final as peças se encaixam e sério, achei bem genial. Só não dei 5 estrelas porque achei que algumas partes foram um pouco desnecessárias, mas quem sou eu pra tirar todos os prêmios e méritos da Jennifer Egan. Vale a pena!

Esses foram os melhores livros de 2022, e em breve provável que eu volte com os melhores livros do primeiro semestre de 2023.

 

Escrito por: Lola Farias
compartilhe

leia também

    Os melhores livros de Romance que li nos últimos tempos
    10 coisas para Assistir & Ler no Halloween

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *