23 de julho de 2018
tudo-sobre-máscaras-faciais

Basta dar uma passadinha rápida em qualquer farmácia pra perceber que as máscaras faciais são o produto de beleza do momento no Brasil, são inúmeras variedades com infinitas finalidades, e para todos os bolsos. Já era o tempo que pra fazer um dia de beleza tínhamos que acabar optando por aquela máscara caseira, a velha receita da vovó. Hoje o difícil é saber qual escolher, já que diante de tantas opções ficamos até meio perdidas. Por isso resolvemos ajudar e fazer esse guia da máscara facial e contar tudo o que sabemos – e aprendemos – sobre máscaras faciais.

Argila

Existem as máscaras prontas de argila, que contém conservantes para mantê-las lá dentro do pacotinho, e existem as argilas para fazer a sua própria máscara, essas vem em pó e podem ser encontradas em lojas de produtos de beleza. Dentro dessa variedade de produto, há uma para cada tipo de pele e para cada finalidade. Cada argila tem sua indicação, mas de modo geral recomenda-se que se faça o uso pelo menos uma vez por semana da sua escolhida.

– Argila Cinza – Por ter na sua composição titânio e silício, ela é antioxidante natural, e como todo antioxidante, retarda o envelhecimento. Além de combater espinhas, cravos e ser um excelente esfoliante. Atua ainda no combate a manchas e é indicada para peles oleosas. 
Argila Vermelha – Rica em óxido de ferro e cobre, dois ingredientes revitalizantes, é excelente para hidratar, reduzir o envelhecimento da pele, e atua como ótimo anti estressante. Indicada para peles maduras e/ou cansadas.
– Argila Verde – É mais indicada para peles oleosas e com acne, pois contém óxido de ferro, zinco, selênio entre outros ingredientes. É excelente cicatrizante, promove efeito detox, é bactericida e secativa.
– Argila Negra – É a mais rara e mais nobre, indicada para peles oleosas, ótima para desintoxicar a pele, além de anti inflamatória, ajuda a combater a oleosidade excessiva.
– Argila Marrom – Indicada para peles maduras e/ou cansadas, essa argila rica em nutrientes, é ótima contra a acne e para rejuvenescer os tecidos da pele. Oxigena e diminui os sinais de cansaço.
– Argila Rosa – É uma mistura da argila branca com a vermelha, por ser mais suave é indicada para peles sensíveis e delicadas. Restaura a vitalidade da pele, hidratando-a. Pois ainda ação desinfetante, cicatrizante e suavizante.
– Argila Branca – Com excelentes ingredientes provenientes da floresta, de onde é extraída, contém alto percentual de alumínio e o pH muito próximo ao da pele, sendo indicada para peles sensíveis. Clareia, elimina a oleosidade sem desidratar, tem ação suavizante e cicatrizante.
– Argila Amarela – Indicada para todos os tipos de pele, é considerada a argila com melhor capacidade rejuvenescedora. Contém diversos ingredientes que são responsáveis pela síntese do colágeno na pele, permitindo que ela promova a renovação celular, e ajude no combate a flacidez, linhas de expressão e rugas.

USANDO MÁSCARA DE ARGILA, POST AQUI.


Para comprar: 

Argilas naturais de diversos tipos
Máscara de Argila Vichy
Máscara Argila L’Oréal 

Peel Off

Esse tipo de máscara é aquela que normalmente vem em formato gel, e após o tempo de espera da aplicação, forma uma película na pele, quase um plástico e deve ser removida puxando, como uma segunda pele. Sua retirada normalmente é dolorosa, já que ao puxá-la os pelinhos do rosto são removidos junto, pois grudam na máscara. Sua indicação depende muito de cada marca, mas normalmente possuem efeito detox, removendo as impurezas da pele. O cuidado aqui é para o uso excessivo desse tipo de produto, já que a agressão a pele, mesmo que pequena, pode causar danos.

USANDO MÁSCARA PEEL OFF, POST AQUI.
Para Comprar:
Máscara Facial Peel Off Dermage 
Máscara Facial Oceane 
Máscara Facial Peel Off de Ouro 

Hidratante ou Sem Enxágue

Como o nome já diz, promovem a hidratação intensa da pele, regeneram e algumas nessa categoria ainda prometem ser anti idade. Essas máscaras normalmente vem em saches, são densas e aplicadas em camadas generosas. Após o tempo de espera, são retiradas com algodão ou lenços e deixam aquele aspecto de pele MEGA hidratada. São sem enxague. Nessa categoria também convém sempre ler a indicação do fabricante da máscara, já que algumas, por promoverem uma hidratação intensa, dependendo dos seus componentes, podem causar acne e aumento da oleosidade.

USANDO MÁSCARA HIDRATANTE, POST AQUI.
Para Comprar: 
Máscara Hidratante Nivea 
Máscara Facial Vichy

Sheet Mask

Altamente difundidas pelas gurus da beleza coreana/asiática, são as famosas máscaras de tecido, ou papel fino. Esses produtos vem embebidos em líquido, e prometem ter alto teor de componentes benéficos para a pele, que quando aplicados no rosto promovem renovação, hidratação, acalmam, desintoxicam, entre outros benefícios. Esses vem escritos nas suas embalagens e variam de acordo com cada fabricante e com os componentes do produto. Algumas pessoas até indicam colocar o envelope na geladeira por algumas horas antes de aplicar a máscara, para que junto aos ingredientes, o “fator geladinho” ajude potencializar os benefícios. Pra quem já usou esse tipo de produto, sabe que sobra bastante líquido dentro do envelope, a indicação na embalagem é para que ele seja aplicado no rosto, em movimentos circulares, até total absorção.

USANDO SHEET MASK, POST AQUI.
Para Comprar:
Máscara Iluminadora Ricca
Máscara Facial Panvel  
Máscara Iluminadora Holika Holika 

Máscaras Faciais Noturnas

Enquanto todas as outras máscaras tem uma indicação de tempo que varia de 10 a 30 minutos, essas máscaras são feitas para serem aplicadas a noite e sua ação ocorre durante o sono. As promessas são muitas e mais uma vez depende muito do fabricante, vão desde anti rugas até detox.
Para Comprar:
Máscara Ricca, Bom Dia Diva!
Máscara Facial Noturna Cativa
Máscara Noturna Tony Moly  

Lá no @rainhasdapechincha perguntamos se nossas rainhas leitoras tinham dúvidas sobre máscaras faciais, e como algumas surgiram, pesquisamos muito e tentamos responder a todas:

Existe máscara de hidratação para pele oleosa? Existe sim! As argilas hidratantes são ótimas aliadas na hidratação desse tipo de pele. Algumas sheet masks também promovem hidratação sem contribuir para o aumento da oleosidade.
Qual o melhor tipo de máscara para hidratar? Se a pele for seca, e precisar de uma hidratação porreta, a mais indicadas são as noturnas que prometem hidratação, já que ficarão agindo durante toda a noite. As máscaras hidratantes também são ótimas aliadas. Produtos das outras categorias também podem ajudar, é só procurar pela indicação nas embalagens.
Qual o tipo de máscara mais eficiente para peles maduras? Quanto mais hidratação prometer, melhor! Já que esse tipo de pele necessita de produtos mais densos que promovem um aspecto de pele mais viçosa. Máscaras hidratantes, noturnas, e até algumas argilas. Aqui é importante fugir de máscaras que prometem retirar oleosidade.
Alguma ajuda a prevenir envelhecimento da pele? Qual a melhor nesse aspecto? Esse quesito é um pouco mais complicado, já que dificilmente um produto utilizado esporadicamente irá prevenir envelhecimento. Mas se existir alguma melhor, provavelmente são as argilas, e fazer uso das mesmas uma vez por semana, religiosamente. Claro, procurando o tipo de argila mais indicado contra envelhecimento.
Existe alguma que ajude a prevenir ou suavizar melasma? Melasmas são um tipo de hiperpigmentação na pele, e a melhor forma de prevenir é com MUITO protetor solar, sendo aplicado todos os dias, faça sol ou faça chuva (ja fizemos post sobre isso aqui). Se você já tiver melasma (continue aplicando filtro solar) pode fazer uso daquelas argilas que prometem suavizar manchas, se vai realmente adiantar, não sabemos. Mas pode sim trazer benefícios para a pele.

Com tanta demanda do mercado, a cada dia inventam um tipo novo de máscara, neste post colocamos aquelas que encontramos com mais frequência, mas com certeza em breve teremos que atualizar, afinal estamos nível #alokadamascara. E quer saber a verdadeira razão? O momento do dia que optamos por aplicar a máscara, geralmente é pra relaxar, um momento só nosso, que separamos pra cuidar de nós mesmas. E vale muito a pena.

Outra questão são as máscaras para partes específicas do rosto, como olheiras ou lábios, quem sabe em breve não rola post sobre elas também? Se quiserem, contem pra gente aqui nos comentários.

Ah, e como SEMPRE falamos, na dúvida: pergunte ao seu dermatologista!!

Agora que você já sabe tudo sobre máscaras faciais – ou quase tudo – já sabe qual vai ser a escolhida pra fazer hoje?

Escrito por: Rainhas da Pechincha
compartilhe

leia também

    Squalane Cleanser, The Ordinary
    Geléia Modeladora, Tresemmé

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *