16 de maio de 2018
O guia definitivo de hoje é sobre um dos itens de maquiagem que mais gosto! Eu, aloka do corretivo, não poderia deixar de pesquisar muito e escrever esse guia para a aplicação perfeita do produto.
Quem não passa trabalho para fazer o corretivo durar sem craquelar, que atire a primeira esponja de maquiagem. É uma saga, principalmente quando as primeiras linhas de expressão começam a aparecer, aí ou acumula, ou craquela, ou não dura, ou não cobre, ou, ou, ou…

Além de ter pesquisado na internet, visto vários vídeos, lido muito sobre qual a melhor forma de usar, posso ainda falar da minha experiência pessoal de anos usando corretivos de vários tipos, tanto nas olheiras como para camuflar espinhas.
Assim como no guia definitivo iluminador, vou começar pelos tipos de corretivo existentes no mercado. São eles: líquidos, cremosos e até em pó (aqueles mais conhecidos como minerais, esses são mais difíceis de encontrar e usar).
E dentro dessas categorias, ainda podemos encontrar vários nudes (de acordo com cada tom de pele) e também os coloridos, os famosos corretivos para camuflagem.

Os líquidos são os mais versatéis, inclusive são mais fáceis de esfumar e de usar se você tem linhas finas ou linhas mais marcadas. Os cremosos são melhores para utilizar nas técnicas de contorno (para criar sombra e para iluminar).
E os de camuflagem são utilizados de acordo com o que queremos esconder: o amarelo para manchas de fundo azul/arroxeado, o verde para manchas vermelhas, o lilás para aquelas de fundo marrom/alaranjadas e o coral para tons azulados. Lembrando que os corretivos coloridos são sempre utilizados antes de aplicar a base, nunca sozinhos.
Agora vamos falar de aplicação? Vamos!
O primeiro passo para o corretivo perfeito, é utilizar aquele que melhor “se funde” com seu tipo de pele e cor. Aquele que vai ficar imperceptível e só vai trazer benefícios, não aquela cara de “passei corretivo”. Quanto mais grossa for a textura, mais ele vai marcar, e mais difícil será de esfumar. Já os mais fluídos, são mais difíceis de craquelar, mas acumularão mais nas linhas finas. Por isso digo mais uma vez, você precisa escolher aquele que melhor combine com seu tipo de pele e com o que você quer cobrir, isso é muito pessoal. Dá pra incluir aqui também a escolha dos de alta cobertura e os de baixa cobertura, qual escolher? Depende do quanto você vai querer cobrir.
Depois de escolhido, alguns truques irão ajudar a aplicar o corretivo de maneira perfeita, anota aí:
Higienize – Higienizar a pele de maneira correta! Isso serve para qualquer preparação de pele, seja pra base ficar linda, seja pro corretivo ficar bem aplicado e ter maior duração. Uma boa dica é fazer uso da famosa e já tão falada por nós, água micelar antes de começar a aplicar os produtos de maquiagem;
Hidrate – sempre, sempre, sempre! Seja sua pele oleosa, ou seca, hidratar é fundamental. Normalmente a região dos olhos é mais ressecada, mesmo em pessoas de pele oleosa, e hidratar com produtos específicos para o seu tipo de pele é muito importante para que a aplicação do corretivo fique impecável. Eu particularmente gosto muito de aplicar um pouquinho daquele creme Nivea da latinha, acho que hidrata muito a região;
Menos é mais – evite aplicar base em excesso na região dos olhos, a não ser que você tenha olheiras que sejam facilmente camufladas com base, nesse caso você nem precisa de corretivo. Mas se você precisa, menos base na região das olheiras evita que o corretivo craquele. Afinal quanto mais camadas de produto aplicado, mais ressecamento a pele vai sofrer, principalmente nessa zona que costuma ser mais ressecada. Por esse motivo, mesmo tendo olheiras bem aparentes, eu não faço uso de corretivos de camuflagem, afinal seria mais uma camada de produto naquele local;
4º Ordem de aplicação – não tem muita regra, já vi pessoas aplicando antes da base e a maioria aplicando depois. Eu prefiro aplicar depois, acho que fica um acabamento mais bacana, e até mais fácil de esfumar e fundir com a pele. A única regra nesse caso é para o uso dos corretivos de camuflagem, como já disse, eles são sempre aplicados ANTES da base;
Cor certa – muitas pessoas escolhem um corretivo bem mais claro para cobrir as olheiras, e acabam ficando com aquele aspecto de urso panda, muitas famosas inclusive. Para cobrir olheiras de forma eficaz, você deve utilizar o corretivo que tem o mesmo tom da sua pele, ou pelo menos mais similar, e abaixo dele podemos aplicar um pouco de corretivo mais claro para iluminar. Mas não faça uso de corretivos e pós muito claros abaixo dos olhos, ninguém quer ficar parecendo que está de máscara;
6º Como aplicar – passei anos aplicando corretivo com os dedos, e particularmente acho que é a melhor forma para cobrir bem e impedir que acumule demais nas linhas. Mas também dá pra aplicar com as esponjas queijinho (que também são ótimas), com esponjinhas tipo Beauty Blender, e até com pincel próprio (mais fofinhos, não tão densos). O que importa aqui é você achar a melhor forma pra você, aquela que vai facilitar mais a sua vida e fazer com que o corretivo fique com aparência natural. Uma dica que acho importante mencionar, é que quando fizer uso dos dedos, ou das esponjas, sempre aplique com batidinhas, e não arrastando. Fica mais natural, e funde melhor com a pele, já que realmente deposita o produto no lugar;
Menos pó – Aquele pozinho maroto pode detonar e craquelar tudo lá abaixo dos olhos, então quando for selar o corretivo, opte por pouco e por um pó de textura fininha. Corretivos de textura mais seca precisam de ainda menos produto, por isso é importante sempre observar a textura do seu corretivo e a real necessidade dele ser selado;
você sabe o que é melhor pra VOCÊ! – Sim, todas essas dicas acima são bacanas, são legais, servem pra mim, mas talvez não sirvam pra você. E aí entra aquela história de tentativa e erro, quanto mais a gente experimenta, testa, faz e refaz, mais expert ficamos pra saber o que funciona.
Aqui embaixo deixo pra vocês alguns links de bons corretivos que funcionaram pra mim e pra mais uma penca de pessoas por essa internet:
Corretivo Fit Me Maybelline – AMO!
Corretivo Líquido Tracta – Cobertura power, usei por anos.
Corretivo Facial Aquarela – Me lembra muito o corretivo da Tracta, tão bom quanto.
Paleta de corretivos Ruby Rose – Tenho e super indico para contorno e para cobrir manchinha, já para as olheiras acho um pouco pesado.
Corretivo Maybelline Instant Age Eraser – Dos melhores que já usei, não é pechincha mas dura muito e vale cada centavinho.
Gostaram? Ficou com alguma dúvida, tem alguma dica pra compartilhar? Deixa aqui nos comentários, vamos amar ficar sabendo!!

 

 

Escrito por: Lola Farias
compartilhe

leia também

    Máscara Sky High, Maybelline
    Corretivo Perfect Correction, SP Colors

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *