17 de dezembro de 2018
séries-de-época

Primeira coisa importante: Eu amo séries de época.

Segunda coisa importante: Nem todo mundo tira férias no verão, mas independente disso, ninguém está livre de um final de semana chuvoso sem nada pra fazer. Então seja pras férias, ou não, você pode maratonar todas as séries presentes aqui, quando você quiser.

Terceira coisa importante: Eu acho muito esquisito categorizar uma série como “de época”. Já que qualquer narrativa, desde que não seja ambientada no presente, pode ser algo de época. Mas, inexplicavelmente, quando usamos esse termo pra descrever filmes e seriados, todo mundo sabe do que estamos falando. E como eu sou muito fã de coisas desse tipo, e consumo muito, desde série/filme/livros, fui designada a escrever esse post! Agora que já esclareci pontos de extrema importância, se liga nas séries:

– Downton Abbey

Qual época: Início do séc XX – Disponível na Amazon Prime.
Se você alguma vez já conversou comigo por mais de 30 minutos, e em algum momento falamos sobre séries, pode ter certeza, eu te indiquei Downton Abbey. Apenas porque é a minha série favorita da vida. Já falei sobre a protagonista, nesse post aqui. Com 6 temporadas (ano que vem lança o filme!!!), a série conta a história de uma família da nobreza que vive numa propriedade gigantesca. Ela pertence ao Conde de Grantham, que está tranquilo, pois embora exista uma cláusula em que essa propriedade só possa ser herdada por um homem e ele tem 3 filhas mulheres, o próximo na linha de sucessão é seu sobrinho – que já está semi noivo da filha mais velha. Ele começa a se preocupar quando a tragédia do Titanic ocorre, e esse mesmo sobrinho está na lista de vítimas. O próximo da linha então, é um parente super distante, que o Conde sequer conhece pessoalmente. E é ai que a história começa!

– Outlander

Qual época: 1946, mas também em 1743 – Disponível na Netflix.
Também já falei sobre a protagonista nesse post aqui. Baseada nos livros de Diana Gabaldon, essa série conta a história de Claire que vai para a Escócia com seu marido em uma segunda lua de mel, pós guerra. Enfermeira, inteligente, extremamente curiosa, e uma mulher a frente do seu tempo, Claire é magicamente transportada para 200 anos antes, no auge da guerra entre escoceses e ingleses. Ela se envolve com um dos clãs, se mete em enrascadas, tretas de todo tipo, ao mesmo tempo que precisa descobrir como voltar para casa. Ela tem uma dinâmica diferente, onde alguns episódios são cheios de ação, e outros com narrativa mais lenta. De qualquer forma, é excelente e imperdível pra quem gosta de séries de época.

– Call the Midwife

Qual época: Entre as décadas de 50 e 60 – Disponível na Amazon Prime.
Como mencionei ali em cima, a série não está mais no catálogo da Netflix, e por isso, depois de assistir as primeiras temporadas, fiquei um tempão sem ver. Recentemente, encontrei pelas internets da vida, e voltei a ver da onde tinha parado. Pelo visto, ela faz um grande sucesso na Inglaterra, e já está inclusive renovada pra nona temporada. Baseada em fatos reais nas memórias da enfermeira Jennifer Worth, a série conta a história de enfermeiras que trabalham para um programa de saúde pública, em parceria com um convento, como parteiras, numa região vulnerável de Londres. A maioria dos episódios traz histórias que começam e terminam, enquanto há um fio condutor entre os personagens fixos, que apresenta continuidade. Tem uma narrativa aparentemente leve, mas que se torna triste e mais pesada, dependendo do episódio. Eu sou apaixonada, e é uma das minhas séries de época favoritas!

– A Place to Call Home

Qual época: Década de 50.
Descobri essa série em um grupo do Facebook de pessoas que buscavam seriados parecidos com Downton Abbey. Conta a história de Sarah, uma enfermeira judia que, depois de algumas desilusões da vida, se muda para uma pequena cidade próxima à Sidney, na Austrália. Ela chama atenção dos Blight, família muito rica e tradicional daquela localidade. Assim, como alguns se encantam por ela, outros criam um grande preconceito, principalmente a matriarca. Conforme Sarah vai se relacionando com eles, alguns segredos vão sendo revelados e mostrando a fragilidade de uma família aparentemente perfeita. Embora tenha assistido por enquanto somente a primeira temporada, é uma série ótima, super gostosa de ver. Tem 6 temporadas.

– As Telefonistas

Qual época: Inicia em 1928 – Disponível na Netflix.
Ambientada em Madri, a série conta a história de 4 mulheres que tem seus caminhos cruzados quando vão trabalhar na mais importante empresa telefônica da Espanha. O bacana desse seriado, é que ele tem um pouco daquele drama mais forte (a la novela mexicana), onde as coincidências são muito escrachadas, mas não deixa de ter um roteiro muito bacana e principalmente, ser surpreendente. Tem 3 temporadas por enquanto.

Você tem alguma série de época pra me indicar? Me conta! E se você quer mais dicas de séries e filmes, clica aqui.

 

 
Escrito por: Kaka Farias
compartilhe

leia também

    Um perfume para cada personalidade
    Vinhos pra beber gelado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *