8 de maio de 2023

Se você nos acompanhar por algumas semanas nos stories do Instagram vai chegar a várias conclusões. Uma delas é que com certeza nós amamos vinho, e muito provavelmente é uma das nossas bebidas favoritas, se não A favorita. O que temos percebido é que muitas pessoas associam o vinho sempre ao tinto, sobretudo as que não gostam dele. Geralmente são pessoas que também não se aventuraram ainda nos brancos e rosés. Sim, há todo um mundo do outro lado do vinho tinto, e eu juro que é um mundo perfeito. De vinhos refrescantes, pra beber geladinhos independente da estação – mas claro que em um dia de calor, vão combinar mais!

Então, hoje é dia de compartilhar com vocês alguns dos meus favoritos. Sempre digo, e sempre direi (tá, talvez não direi no dia em que fizer um curso de enologia) que não sou especialista em vinhos. Sei pouquíssima coisa sobre eles, embora goste sempre de aprender. Por isso, não esperem por análises técnicas e minuciosas. Dito isso, vamos aos vinhos!

vinho gelado

Vinhos gelados: os favoritos

– Doña Dominga, Sauvignon Blanc – Casa Silva: Um vinho chileno super refrescante. É leve, mas tem um gostinho ótimo. Não é daqueles que parece que você está bebendo água kkkkk. Muito bom pra tomar no verão em um dia bem quente.
– Crios, Chardonnay – Susana Balbo: Esse tem uma característica muito diferente e peculiar no paladar, o amanteigado. Não que ele tenha gosto de manteiga, mas no paladar é cremoso. Um dos meus vinhos favoritos do momento. Ele pertence à vinícola argentina Susana Balbo que fica em Mendoza.
– Crios, Torrontés – Susana Balbo: Diferente do Pinot Noir, o Crios Torrontés é um vinho extremamente frutado. Dá pra sentir uma mistura de pera e melão, é delicioso.
– Santa Helena, Chardonnay – Santa Helena: Vinho chileno, refrescante e bem leve. É saboroso, equilibrado e tem uma acidez muito sutil. Excelente custo benefício.
– Balduzzi Rosé Cabernet Sauvignon – Balduzzi: Mais um chileno! Esse rosé é levemente encorpado e tem um gosto bem marcante. Se você gosta de vinhos mais leves, talvez não goste desse. Saboroso, dá pra sentir um toque de frutas vermelhas.
– French Dog, Grenache: Comprei esse vinho pelo rótulo? Comprei! Ou seja, arriscado. Mas valeu a pena? Super! Eu achei ele maravilhoso, bem saboroso e com aquele gosto marcante de vinho rosé. Esse é francês.

Tipos de vinho

Me apoiei no livro Wine Folly (aliás se você AMA o mundo dos vinhos, recomendo DEMAIS) pra dar algumas dicas pra vocês quando encontrarem algum rótulo e ficarem na dúvida sobre a uva e o que esperar da bebida.

As uvas: Albariño, Grüner Veltliner, Muscadet, Pinot Gris, Sauvignon Blanc, Soave e Vermentino vão ser de vinhos mais leves. São geralmente vinhos secos, com acidez e refrescantes. Consumidos mais jovens, que é quando eles atingem a acidez máxima e geram os aromas marcantes das frutas.

As uvas: Chardonnay, Marsanne Blend, Sémillon e Viognier estarão presentes nos vinhos encorpados. Geralmente tem aromas mais marcantes e em algumas vezes são amadurecidos em barras ou barris de carvalho, que podem gerar um paladar com mais textura e aroma de manteiga, creme e baunilha.

As uvas: Chenin Blanc, Gewürztraminer, Muscat Blanc, Riesling e Torrontés vão gerar vinhos mais aromáticos. São vinhos bem perfumados, com aroma de frutas e podem ser secos ou doces.

Por fim, temos o vinho rosé! Ele é feito através de uma maceração em conjunto com as uvas tintas por um breve período. Eles são produzidos com quase todas as uvas, mesmo brancas ou tintas. Podem ter paladar seco ou doce, é bem variável. Se for Tempranillo por exemplo, provavelmente será mais seco e bem saboroso. Agora, se for Zinfandel, provavelmente será doce e frutado.

Nós já fizemos outros posts de vinhos! Pra conferir, clique aqui.

 

Escrito por: Kaka Farias
compartilhe

leia também

    Um perfume para cada personalidade
    Dicas para tomar mais água

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *