10 de maio de 2023

Qual a diferença entre eau de toilette eau de parfum e colônia?

Desde que começamos a produzir mais conteúdos sobre perfumes, umas das coisas que mais nos perguntam é: qual a diferença entre eau de toilette, eau de parfum e colônia?

E por muito tempo foi uma dúvida nossa também. Afinal de contas todo mundo (ou pelo menos quase todo mundo) gosta de perfume, mas nem todo mundo conhece muito sobre esse universo. E pra falar disso a gente estuda e pesquisa bastante. E não dá pra negar que esse assunto é muito fascinante. Por isso vamos solucionar essa questão de uma vez por todas! E claro facilitar a sua vida na hora de tomar a decisão sobre qual versão escolher.

A diferença entre colônia (ou eau de cologne), eau de parfum e eau de toilette acaba sendo sútil, mas é bacana saber pra que você possa aproveitar melhor cada tipo de produto. O que difere cada perfume é a sua composição. E pra entender como funciona é importante conhecer um pouco mais sobre a composição desses produtos, basicamente os ingredientes são essência (óleos), álcool e água. E aí que tá a questão…

Eau de Cologne (Colônia – EDC)

Ekos Frescor Maracujá
Lavanda e Cedro
Egeo Red
Miss Florale
Águas de Jabuticaba

Nessa categoria temos um produto que terá uma menor concentração de essências (óleos), ou seja, tende a ser mais leve e ter uma menor durabilidade na pele, ou a famosa fixação. A quantidade de essência pode variar de 2% a 5% na fórmula. Sendo uma colônia você já sabe, não espere que fique o dia todo na pele, que dê pra sentir seu perfume a km de distância, ou que vá permanecer intacta depois de um dia quente. No mercado dá pra encontrar colônias excelentes, melhor até que muito eau de parfum, mas não adianta, não é a premissa do produto.

Eau de Toilette (EDT)

Qual a diferença entre eau de toilette eau de parfum e colônia?

CKin2U
L’eau D’Issey
Light Blue 
I Love Love
Amor Amor 

Já o eau de toilette tem uma concetração, digamos que intermediária, entre os 3. Nesse produto podemos encontrar de 8% a 10% de essências (óleos). Esse tipo de perfume acaba sendo um dos mais vendidos e super usado em países mais quentes. Tem uma maior durabilidade, em relação a categoria anterior e pode sim grudar muito na sua pele e ter uma excelente projeção (que é quando você deixa rastro de perfume por onde passa). Tende a ser mais leve, mas não tão leve quanto uma colônia. Por isso tão usado em países mais tropicais, já que não pesa mas ao mesmo tempo tem uma maior durabilidade.

Eau de Parfum (EDP)

Good Girl
Cuté
Euphoria
La vie est Belle
Olympea

Como você já deve estar imaginando, essa categoria ter a maior concentração de essências (óleos) entre as 3. Pode variar de 15% a 25%, ou seja, promete um cheiro mais forte. Que acaba durando mais e projetanto mais. E quero mencionar que quando falo mais forte, não tô falando necessariamente da fragrância mas sim na característica do produto mesmo, sabe? Tem perfumes que são super frescos, mas como são eau de parfum, não precisamos colocar um monte pra já sentir o cheiro e projetar por toda a parte. É aquela categoria que as pessoas indicam usar a noite, ou em dias mais frios. Mas de verdade, eu acho que isso depende mais da fragrância em si do que da categoria em que ela se encaixa. Tenho colônias que prefiro usar a noite, enquanto tenho eau de parfum que prefiro usar de dia, quem decide é você.

Tá, mas e o Parfum?

Pois é, ainda tem o parfum… Esse é aquele que tem mais concentração de essência (óleos) de todos! Alguns produtos podem ultrapassar 30% na sua composição. É aquele produto pra colocar gotinha (risos), e que possivelmente vai custar mais caro, mas de for a sua fragrância favorita, vale cada centavo.

Ajudou? Compartilha o link desse post com as amigas!

Escrito por: Lola Farias
compartilhe

leia também

    Um perfume para cada personalidade
    Poppy Fleur, o contratipo do Flower By Kenzo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *