16 de novembro de 2022

dicas viagem uruguai montevideo punta

Em 2013 eu e a Lola fizemos nossa primeira viagem juntas, só nós duas, e o destino escolhido foi o Uruguai, mais precisamente Montevideo.  Agora, quase 10 anos depois, eu, meu marido e um casal de amigos aproveitamos umas mini férias para visitar Montevideo e ainda conhecer Punta del Este. Como recebi muitos pedidos de dicas e informações lá pelo nosso Instagram, resolvi compartilhar algumas coisas aqui com vocês.

Vamos então, ao primeiro tópico: Como cheguei no Uruguai. Nós fomos de carro até Jaguarão (RS) e assim que passamos pela fronteira para Rio Branco, fizemos a imigração no Free Shop Panda. Pra entrar no Uruguai, você precisa estar com a identidade, o comprovante de vacinas para Covid, seguro viagem e se, assim como nós, for de carro, o veículo em questão precisa ter a Carta Verde no seguro. As estradas são excelentes, e dependendo da rota escolhida, você muito provavelmente passará por um pedágio. Então é necessário que você pare, e compre a TAG para colocar no carro e recarregue ela com o valor necessário para os próximos. Também é possível fazer a recarga por app, e para comprar a TAG é necessário cartão internacional. Todos esses processos foram super tranquilos.

O que você não pode deixar de fazer em Montevideo

Na minha opinião, começando por Montevideo, você não pode deixar de ir na Praça da Independência. Fica no bairro Ciudad Vieja, mais ao centro e é o cartão postal da cidade. É um local belíssimo, daqueles de tirar o fôlego. Os destaques ficam para o Palácio Salvo (foto), que oferece visitação, o monumento em homenagem a José Artigas (herói da independência uruguaia) e o Palácio Estévez que já foi sede oficial do governo e atualmente é um Museu da Casa do Governo.

dicas viagem uruguai

Próximo a Praça, estão outras paradas imperdíveis como o Teatro Sólis e a Livraria Puro Verso. Por ali também há o Mercado del Puerto onde há vários restaurantes com um dos principais pratos do Uruguai, a parrilla. Eu acho que vale conhecer, mas não vale almoçar por lá. Por ser um lugar super turístico, os valores serão mais salgados e os mais em conta, podem não ser tão saborosos (falo por experiência de quem provou um caro e um barato).

dicas viagem uruguai

Um local que eu amei visitar, é o Mercado Agrícola. Ele tem mais cara de mercado público, é super organizado, e abriga lojinhas fofas e com todos os produtos típicos do país. Tem restaurantes também.

dicas viagem uruguai

Pra finalizar a lista dos imperdíveis, adiciono também o Palácio Legislativo, que é o Parlamento. É um prédio imponente, com uma arquitetura maravilhosa e que você só consegue acessar a parte interna com visitas guiadas. Não conseguimos fazer esse passeio por dentro do Palácio, mas fiquei com muita vontade. Ainda adicionaria outros lugares, mas são mais pessoais e depende muito do perfil do viajante em questão.

O que você não pode deixar de comer no Uruguai

Pra mim, uma viagem se resume em: caminhar muito, conhecer lugares históricos, museus, e… comer! Comer e beber! E ainda que pareça óbvio, essa lista está baseada unicamente no meu paladar e no que eu considero imperdível. Vai ter doce de leite? Não vai. Eu não sou a louca do doce de leite, de comer puro, sabe? Mas se você for, pode investir todo seu apetite nele pois o doce de leite uruguaio é um dos melhores do mundo. Agora, sobre o alfajor…

É de longe um dos meus doces favoritos. No Brasil indico os da Odara, mas uma vez em terras uruguaias corro para os da marca Punta Ballena. Não tem discussão, são os melhores da galáxia, e você encontra em qualquer esquina (um verdadeiro sonho). Não deixe de provar a versão em Mousse que também é de comer rezando.

O Pancho uruguaio, não tem igual. E não, não é como um cachorro quente normal, até porque a salsicha deles é muito mais saborosa. A Media Luna, tanto argentina, como uruguaia é um absurdo e escrever esse post está me deixando louca de fome e louca de saudades. Cervejas, eles também arrasam, ainda mais se for Zillertal e Patricia, não tem erro. Não tem! E se você faz parte do grupo Apaixonados Por Chimichurri, do qual sou dona, presidente e CEO, coloque chimichurri em tudo que você ver pela frente. O deles é perfeito.

dicas viagem uruguai

O gelato é outra loucura! Esse que estou comendo é de Ferrero Rocher, mas se você faz parte da turma que mencionei acima, o dos loucos por doce de leite, peça o desse sabor. Até eu que não sou a mais alucinada reconheço que é realmente MUITO gostoso. A primeira dica de “restaurante” é a gelateria da foto. Se chama Grot e é deliciosa e aconchegante.

Por fim, as dica extras: Se você gosta de carnes, então vai amar o Uruguai. Tem muitas opções com carnes maravilhosas. E não deixe de passar por alguma padaria pequena, aparentemente simples, dessas de bairro. Eles arrasam demais nesse quesito, e até agora estou sonhando com as galletas con graza. Nós encontramos a Panes por acaso e foi muita sorte.

Onde comprar produtos de beleza no Uruguai

Antes de viajar, eu coloquei no mapa todas as farmácias e principalmente lojas de cosméticos, que eu gostaria de ir. Encontrei várias legais, mas ainda assim só visitei e fotografei. Os produtos estavam bem caros e não encontrei nada que eu quisesse e que o preço compensasse. Porém, acho que super valeu a visita. Quem sabe quando eu retornar, os valores não estejam mais amigos, né?

Cosmeshop foi com certeza a minha favorita. Gostei de como os produtos estavam organizados, e tem muita variedade de marcas. Existem várias espalhadas por Montevideo, e tem uma bem grandona em Punta também.

Bela é outra perfumaria que eu gostei, porém a que eu fui era bem menor que a Cosmeshop. As fotos dos produtos são da Perfumaria J Saúl, mas como gosto de mexer nos produtos já não achei tão legal, porque vários são protegidos e ficam dentro de uma espécie de “caixa” transparente. Pra vocês terem noção dos preços convertidos em reais, a máscara Colossal da Maybelline que no Brasil você consegue achar até por R$ 30, nessa loja ficaria R$ 123,37.

Agora, uma loja que amei conhecer e que não era especificamente de beleza – ainda que tivesse produtos desse segmento – é a Mini So. Sempre quis entrar em uma aqui no Brasil, mas ainda não tinha tido oportunidade. Tem coisas MUITO legais, principalmente se você, assim como eu, adora coisas fofinhas e infantis e na hora de converter os preços não ficavam tão absurdos.

O que você não pode deixar de fazer em Punta del Este

dicas viagem uruguai

Punta é uma praia clássica do Uruguai e talvez a mais famosa. Eu diria que lembra um pouco o clima de Balneário Camboriú, em Santa Catarina. São prédios gigantes, casas estilosas, e um custo de vida alto. São muitos os iates e embarcações que ficam ancorados no porto, várias opções de restaurantes, e praias maravilhosas. Eu acho que vale a pena conhecer, ainda que você provavelmente gaste um pouco mais do que gastaria visitando apenas a capital. O monumento La Mano ou Los Dedos é o cartão postal de Punta, por isso é legal ir até lá apreciar e fotografar. No fim do dia tem um belíssimo pôr do sol entre os prédios que ficam na frente do monumento. Antigamente, ele ficava ali no meio da praia, mas agora tem um deck pra facilitar a visita.

Não deixe de conhecer as praias, passear por entre as ruas em partes mais “residenciais”, é tudo tão charmoso! Faça uma visita, mesmo que não vá entrar e conhecer, à Casa Pueblo. Construída pelo artista uruguaio Villaró, tem uma arquitetura impecável, assim como a sua vista. Outro lugar lindíssimo, é o jardim do Hotel L’Auberge. Fomos até lá pra conhecer os famosos Waffles com doce de leite, porém nos assustamos com o preço e ficamos apenas admirando e passeando pelo jardim.

Dicas de restaurantes no Uruguai

Pra finalizar, alguns lugares onde fomos comer e que voltaríamos. Lá em cima já indiquei a gelateria com aquele sorvete maravilhoso, então agora vamos falar dos salgados e bebidas. Se você gosta de chopp artesanal, a indicação é o Ciudadela Bar. É um ambiente mais descolado, alternativo, com preço justo e pizza deliciosa pra compartilhar. Nós fomos lá duas vezes durante a viagem, ou seja, gostamos pra valer. No Uruguai, você encontra facilmente uma rede de restaurantes chamada La Pasiva, que aparenta ter uma pegada mais fast food, porém a comida é muito boa sobretudo se você busca por opções bem servidas.

Em Punta, a dica é o bar e pub Mob Dick, e não é a toa a sua ótima avaliação no Trip Advisor. Opções de drinks, tem comida, a decoração é fantástica e um atendimento muito gentil. Por fim, uma dica imperdível de restaurante pra quem quer comer carne! O restaurante 481 Gourmet é uma escolha certeira, e valeu cada centavinho.

Compras no Free Shop

Por último, não poderia finalizar esse post sem a dica do Free Shop. Nós não compramos absolutamente nada na viagem por conta dos valores, mas no Free Shop, mesmo com o dólar relativamente alto, algumas coisas estavam compensando bastante. Minha dica é começar pelo Duty Free America, que na minha opinião é o melhor. Faz anos que, quando vou até a fronteira, vou até ele antes de visitar os outros e sempre encontro um estande com perfumes com desconto. Ou todos por $33 dólares ou $39 ou três perfumes por $99. Além disso, também sempre tem um estande com produtos de beleza na promoção. Só cuidado com a cota! Há um limite de valor que pode ser gasto, por pessoa, isento de imposto. Então fique de olho, e pesquise a respeito.

dicas viagem uruguai

Esses foram os meus 5 dias no Uruguai. Se eu achei que foram suficientes? Para me divertir e aproveitar, sim! Pra conhecer tudo o que eu queria, não! São tantas as coisas legais que esse país, vizinho ao nosso oferece, que eu não me importaria de ficar o dobro do tempo! É uma viagem incrível, e assim como amei ir até lá em 2013 com a Lola, amei com a mesma intensidade estar lá tantos anos depois.

Pra ver algumas dicas de como montar mala e necessaire de viagem, clique aqui.

Escrito por: Kaka Farias
compartilhe

leia também

    Dicas Para Fazer a Mala
    Necessaire de Viagem – Kaka

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *