21 de outubro de 2021

perfumes contratipos

Você já ouviu falar em “perfume contratipo” ou “perfume com inspiração olfativa”? Se a resposta é não, deixa conosco que vamos te contar! Perfumes contratipos são aqueles inspirados em fragrâncias famosas que já existem, e que geralmente pertencem à marcas mais caras. Esses perfumes costumam ser extremamente semelhantes àqueles que foram inspirados, e podem conter outros elementos parecidos também, como a embalagem e às vezes até mesmo o nome. A grande diferença entre eles é o valor, já que os contratipos são extremamente mais baratos.

Isso acontece porque diferente dos outros, os contratipos não possuem o valor agregado que vem com o nome de uma marca grande e de luxo, assim como também não possuem  um marketing pesado, com atores de Hollywood ou propagandas dignas de cinema. Além disso, pode ter outras diferenças entre eles? Até pode, mas dependendo do perfume, a marca sob a qual ele pertence é a única diferença.

Perfumes quase gêmeos

perfumes contratipos

Há alguns meses, quando tínhamos parceria com a Mercari (que vende perfumes contratipos, loja super confiável e que tem ótimo atendimento), recebemos vários perfumes contratipos para experimentar e foi aí que mergulhamos nesse mundo. Explicar um perfume, pra mim, é como explicar o sabor de um vinho. É algo que considero complicado, mas depois que você vai entendendo mais e pesquisando, se torna muito divertido e interessante.

O Madame Isabelle é contratipo do Coco Mademoiselle da Chanel, e a La Rive colocou a semelhança não apenas no cheiro, mas no estilo do nome e na embalagem. Só de olhar ele, você já consegue associar ao Coco Mademoiselle. Ele é um perfume bem marcante, sofisticado, eu particularmente gosto bastante. Algumas pessoas comentam que os contratipos possuem duração inferior, e que não conseguem manter a fragrância o dia todo na pele. Bom, eu concordo que possa acontecer com alguns, inclusive é o caso do Donna, da La Rive. Agora, com o Madame Isabelle com certeza essa situação não se aplica. Quando uso ele pela manhã, ele dura praticamente o dia todo!

E se o contratipo for melhor ainda?

perfumes contratipos

O Si Fleuri da Lomani possui inspiração olfativa no Cabotine de Grès que ainda não tive a oportunidade de experimentar. Não sei dizer se não semelhantes, mas me apeguei tanto ao Si Fleuri, que acabei com qualquer interesse de experimentar o outro (quem sabe um dia?). O Si Fleuri é ótimo! Um perfume bem diferente, complexo, cheiroso. É tão bom que eu simplesmente não ligo pro Cabotine, e vale a pena comprar o Si Fleuri apenas por ser um perfume com excelente custo benefício, independente se ele foi inspirado em outro ou não.

Então a resposta pra pergunta já deu pra entender né? Sim, perfumes contratipos valem muito a pena. E digo isso inclusive pra aqueles que não tem uma fixação tão maravilhosa – que nesse caso a minha dica é repassar durante o dia e aplicar bastante na roupa. É uma excelente maneira de você ter o cheiro daquele seu perfume favorito, mas pagando 5 vezes menos.

Duas dicas pra quem ama perfumes e não vive sem eles, anota ai:

Primeira: Se você está em dúvida sobre o cheiro de algum perfume e não quer investir sem antes sentir o cheiro dele na sua pele, pesquise por amostras na Shopee. A Shopee tem inúmeras lojas que vendem amostras de perfumes. Eu já comprei duas vezes, e minha mãe também já comprou, é sucesso.

Segunda: Quando a dúvida bater sobre as notas de um perfume, se ele se encaixa nas categorias da sua preferência (cítrico, doce, amadeirado…) ou pra tentar descobrir qual é o contratipo daquele perfume que você é fã, visite o site Fragrântica. Digite na busca o perfume que você quer informações, e lá estará a ficha completa dele.

Por fim, assista aqui embaixo o vídeo que fizemos sobre os perfumes contratipos.

Escrito por: Kaka Farias
compartilhe

leia também

    Como são os Perfumes da O.U.I
    Perfumes: Chic, Iscents & Ice Man, Essenciart

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *